MEDOS E ANSIEDADE RELACIONADOS À CIRURGIA

Dr Gilson Stevão

Compartilhe

Não tenho medo, pois isto pode acarretar muitos problemas

Ansiedade e medo de interna-se em hospital ou de submeter-se a uma cirurgia são comuns. Assim como é comum a preocupação com os riscos de procedimentos cirúrgicos. Para alguns estes medos podem ser de importância menor, enquanto para outros pode tornar-se ansiedade. A ansiedade cirúrgica é um problema psicológico onde o medo do paciente é tão importante que ele (a) pode começar a apresentar sintomas físicos como falta de ar, tremores, insônia, sudorese, disparos no coração, náuseas e dores no tórax. Um surto agudo de ansiedade é comumente descrito como “ataque de pânico”. As causas desta ansiedade vão desde medos da anestesia, da dor e, da preocupação por perder o controle do que está acontecendo durante a cirurgia.

— Medos também do resultado da cirurgia, como uma alteração da aparência do corpo, como em uma cirurgia na mama (mastectomia).

— Medo de perder a autoestima no caso da cirurgia da próstata, onde o paciente encara o risco de impotência.

— Medo do desconhecido, do fato do paciente já ter sofrido uma experiência ruim em cirurgia(s) prévia(s).

— Medos do risco de morte, fazendo com que o paciente pondere a respeito de sua própria mortalidade.

— Independente da causa da ansiedade, é essencial buscar tratamento, para que o estado geral de saúde do paciente não sofra.

A ansiedade pode ser um círculo vicioso, com o estresse e os sintomas físicos causando insônia, que pode piorar a ansiedade enquanto a capacidade de se adequar está diminuída. Pacientes que apresentam distúrbio de ansiedade estão mais propensos à ansiedade cirúrgica e medo que outros pacientes, mas muitos desencadeiam o processo pela primeira vez quando se preparam para uma cirurgia. Muitos pacientes com ansiedade severa atrasarão ou evitarão a cirurgia, mesmo que isso seja nocivo à saúde. Controlar a ansiedade o bastante para permitir uma cirurgia é essencial. Sempre informe ao seu médico sobre o que você sente e pensa a respeito da cirurgia por vir, para poder ajudá-lo a controlar essa ansiedade.

Considerações para crianças

Os pais podem ajudar a reduzir a ansiedade dos filhos, conversando com eles a respeito do ambiente hospitalar. Explicando que existem aparelhos que ajudarão na sua recuperação e da existência de outras crianças que também estarão no hospital para tratamento.

Prevenção e solução

A ansiedade cirúrgica pode ser diminuída tirando suas dúvidas, perguntando e tornando-se ciente de todos os procedimentos que serão realizados durante a cirurgia. Seu médico poderá ainda prescrever ansiolítico(s) para ajudar acalmá-lo(a).

VEJA OUTROS INFORMATIVOS IMPORTANTES
Precisa de ajuda?