GUIA DE CUIDADOS PÓS CIRURGIA DE MAMAS

Dr Gilson Stevão

Compartilhe

É HORA DE SE REABILITAR

As orientações iniciais de posicionamento e exercícios são fornecidas nas primeiras 24 horas após o procedimento cirúrgico

Depois da cirurgia, é importante COMEÇAR a FISIOTERAPIA. O objetivo é reduzir tensões musculares, rigidez da cicatriz (também chamada de aderência), limitações de movimentos e inchaço do braço do lado operado. RESPEITAR o LIMITE da dor e seguir as ORIENTAÇÕES MÉDICAS colaboram para os BONS RESULTADOS dessa etapa do tratamento.

Posicionamento adequado

Mantenha o braço do lado operado apoiado sobre o travesseiro, com elevação de 30 graus.

Exercícios respiratórios

Para melhorar a capacidade de expansão do tórax, inspire profundamente pelo nariz, sustente por 6 segundos e expire pela boca.
Repetições: 3 séries de 10 inspirações.

Em alguns casos a equipe médica indica exercícios com incentivador inspiratório, um aparelho simples utilizado para expandir a capacidade pulmonar.

EXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO DOS OMBROS

 

AUTOMASSAGEM

Você pode fazer sozinha a chamada drenagem linfática, massagem para estimular o sistema ganglionar (linfonodos) na eliminação de toxinas e na prevenção de edemas.

  • Caso o sistema ganglionar do lado operado tenha sido retirado, massageie a axila oposta, com o apoio dos dedos e da mão, em movimentos circulares e suaves;
  • Faça o mesmo na região da virilha (cadeia inguinal), mas do mesmo lado da cirurgia;
  • A automassagem pode ser realizada de pé, sentada ou deitada;
  • Para não prejudicar seu efeito, evite usar cremes e óleos

 

VEJA OUTROS INFORMATIVOS IMPORTANTES
Precisa de ajuda?