Durante uma consulta médica, o médico quer coletar o máximo de informações pertinentes para raciocinar, formular hipóteses diagnósticas e, somente então, escolher exames complementares (sangue, urina, ultrassom, raio-X, tomografia, endoscopia, etc.). Somente assim, será possível diagnosticar o problema e decidir um plano de tratamento. Entendemos que para você o primordial é saber qual é o problema, tirar suas dúvidas e, resolvê-lo o mais rápido possível. Contudo, para o médico, é imprescindível realizar uma consulta médica completa. Para que você possa aproveitar ao máximo sua consulta é importante conhecer a sequência clássica de uma consulta médica.
Anamnese: é quando o médico faz todas as perguntas que julga necessárias. É também a sua hora de falar o real motivo de sua consulta, bem como, aquilo que estiver sentindo da forma que quiser.
Exame Físico: é quando o médico pedirá para examiná-lo(a). Os médicos generalistas (ex. clínico geral, pediatra, etc.) costumam fazer um exame completo. Já os especialistas geralmente realizam um exame dirigido às doenças de sua área específica. Nessa etapa você poderá ser solicitado(a) a permitir um exame em suas partes mais íntimas, para seu conforto, o médico deverá sempre solicitar a presença de uma auxiliar.
Dicas importantes para uma boa consulta

Não chegue atrasado na sua consulta
Chegar depois do horário ou adiantado causa transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Desligue o celular
Desligue seu celular antes de entrar no consultório médico.

Esclareça suas dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas durante sua consulta médica. Se precisar, anote o que o médico lhe disser ou peça orientações por escrito.

Acompanhante
A presença de mais de um acompanhante geralmente atrapalha o andamento da consulta. Para o médico, o acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento do paciente na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema. Não traga crianças como acompanhantes à sua consulta.

Leve à consulta
Uma anotação com todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante os últimos dias, mesmo que aparentemente não tenham importância atual. Se esteve em consulta prévia, leve sua(s) receita(s).Todos os exames relacionados à sua doença atual. Se forem exames de imagem, leve as “chapas” (ou CDs) e não apenas os laudos. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo que sejam normais. Assim, o médico poderá comparar exames prévios com os atuais.

Não dispersar
Durante a consulta, o médico pode parecer desviar do assunto para buscar informações que aparentemente não estão relacionados com o problema. Isto para obter informações cruciais para o diagnóstico ou somente para fazer parte da anamnese. O paciente tem o momento para contar o seu problema da forma que quiser. No entanto, quando são feitas perguntas diretas, o paciente deve dar respostas bem objetivas e sinceras. Deve tomar cuidado para não dispersar e deixar de lado fatos não relacionados com o que foi perguntado.
Várias pequenas coisas se somam nos resultados
– As informações que você fornece
– Seu esforço em realizar os exames
– Sua participação nas decisões de seu tratamento
– Sua dedicação em tomar a(s) medicação(ões) e de realizar os cuidados recomendados