CIRURGIA GERAL

Dr Gilson Stevão

Compartilhe

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM – RESOLUÇÃO N° 1.763/2005, Publicada no D.O.U., de 09 Mar 2005, Seção I , p. 189-192), reconhecem a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades cirúrgicas. Assim, o cirurgião geral é o médico-cirurgião habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e à cirurgia do trauma. No Brasil, a Residência em Cirurgia Geral é de 2 anos de duração, período em que o médico em formação especializada é chamado Médico Residente. As residências em Cirurgia Geral incluem estágios na Cirurgia do Aparelho Digestivo (ou Digestório), Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Colo-Protoclógica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Cardiotorácica (ou Cardiovascular ou Cirurgia do Tórax), Cirurgia do Trauma, Laparoscopia, Urologia e Ginecologia. Inclui ainda avaliações periódicas (teórico e práticas). É opcional um terceiro ano de residência em Cirurgia Geral em área(s) de maior interesse do médico residente. Finalizado este período de formação, o médico adquire o título de especialista.

O Dr Gilson Stevão cursou três anos em Cirurgia Geral, tendo o terceiro ano enfoque em Laparoscopia, Coloproctologia e Cirurgias Abdominais de Grande Porte.

VEJA OUTROS INFORMATIVOS IMPORTANTES
Precisa de ajuda?